Avril Ramona Lavigne é uma cantora, compositora, designer de moda e atriz canadense. A mídia e alguns críticos a denominam como Princesa do Pop Punk.
Avril Ramona Lavigne, oriunda de uma família cristã de classe média, filha de John e Judy Lavigne, ambos de ascendência francesa nasceu no dia 27 de setembro de1984, em Belleville, cidade canadense que possui uma população de cinco mil habitantes. Poucos meses depois a família mudou-se para Napanee, também no Canadá. Cantava canções do gênero gospel e country desde os dois anos de idade. Anos mais tarde, Avril se apresentava em corais na igreja da cidade e, depois disso, passou a cantar em feiras e exposições de gado. Quando se tornou adolescente aprendeu a tocar guitarra sozinha.
Aos 13 anos, em 1998, Lavigne venceu um concurso de canto promovido por uma rádio local, que concedia ao vencedor o direito de dividir o palco com Shania Twain, uma notável cantora de música country. Avril se apresentou para um público de aproximadamente 20 mil pessoas. Pouco tempo depois Avril contratou seu primeiro empresário, Cliff Fabri, que havia notado a experiência de Lavigne quando ela tinha 14 anos de idade e estava se apresentando em uma livraria no Canadá.
Abandonou a escola aos 15 anos, e seus pais concordaram em mandá-la para Nova Iorque para tentar a carreira de cantora. Nessa época Avril já havia descoberto sua preferência pelo rock, e gravou sua primeira fita demo, que chamou a atenção de L. A. Reid. Após se mudar para Los Angeles a cantora começou a trabalhar com Cliff Magness e o grupo de compositores conhecidos atualmente como The Matrix. Assinou um contrato de mais de um milhão de dólares em dezembro de 2001 com presidente da gravadora Arista Records, o produtor Antonio L. A. Reid, e então começaram os preparativos para seu primeiro álbum, Let Go, que obteve um bom desempenho mundial com a canção "Complicated".
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_vhyzwXexiPZDr5SdzX2zSHcvu0K9WlfyrJXBm0htSPR8_XaLWts2Q9o8adYPJJjv9e3uosdSqwNGf_AkQYIe872WHcU2MQ1YfYNWFuKj8xaAqEDHB7pJn-N-P09xyNTPSjvZ0P90XChj8JWAgLskJd7x2h=s0-d)
A cantora lançou três álbuns de estúdio, quatro EP, duas compilações, 14 videoclipes, 18 singles e quatro álbuns de vídeo. Seus dois primeiros álbuns foram Let Go e Under My Skin, e seu último lançamento de músicas inéditas foi The Best Damn Thing, o qual descreveu em uma entrevista como "dançante, engraçado, jovem, agressivo, confiante e divertido", com produção de Dr. Luke, Deryck Whibley, Butch Walker e da própria Avril. Travis Barker (Box Car Racer, Blink-182, +44, Transplants, Expensive Taste, The Aquabats) gravou algumas partes da bateria do álbum, mas a maior parte foi gravada por Josh Freese. Somente nos Estados Unidos, os três álbuns de Lavigne venderam aproximadamente dez milhões e 250 mil cópias.
O primeiro DVD lançado por Avril, My World, foi filmado em Buffalo, no estado de Nova Iorque, na última noite de sua turnê de cinco semanas pela América do Norte, e teve um dos maiores números de vendas de 2003. Seu último lançamento em álbum ao vivo, o The Best Damn Tour - Live in Toronto, foi gravado em 7 de abril de 2008.
Além de cantora e compositora, Avril Lavigne também está envolvida nas áreas de moda e perfumaria, lançando a fragrância Black Star, criada sob licença da Procter & Gamble e uma linha de roupas, Abbey Dawn, lançada em julho de 2008 nos Estados Unidos pela loja Kohls. Também fez participações em três filmes, Going the Distance, Fast Food Nation e The Flock, além de ter composto a faixa-tema do filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, "Alice". A artista foi casada com o vocalista da banda Sum 41, Deryck Whibley, por três anos — entre 2006 e 2009.
![](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_uTs5VK1s58NmyDqe5NqHpB2c6FzGMRBHdW5J9vj8A5cUYSXm9-9xl0GOWJ9BpQqffVzmcYfViS0MURxvsU6TDYDCAMD490y4NkfaI0RCILVckLpIQ-todN3BhYOFHFPo6fPAQkBILJUQix1K9aDEMjjpZ8wPxC_78kdqMGMWHrcAdJ=s0-d)
Apenas algumas das tatuagens de Avril são relacionadas a ela. As outras são tatuagens compartilhadas com amigos. Lavigne tinha uma estrela tatuada no interior de seu pulso esquerdo, que combinava o estilo do seu primeiro álbum de estúdio, Let Go. Foram feitas tatuagens idênticas e ao mesmo tempo com o produtor musical Ben Moody. No final de 2004, ela teve um pequeno coração rosa em torno da letra "D" aplicado a seu pulso direito, o que representava o ex-marido, Deryck Whibley. Os dois fizeram mais uma em março de 2010, em comemoração do seu aniversário de 30 anos de Deryck. Em abril do mesmo ano, ela acrescentou outra tatuagem em seu pulso, a de um relâmpago e um número 30, e seu namorado, Brody Jenner, fez uma tatuagem de parafuso. Em julho de 2010, Avril fez mais uma, agora com o nome de Brody na costela.
Seu gosto por tatuagens, no entanto, ganhou repercussão da mídia em maio de 2010, após Lavigne e Jenner terem feito tatuagens com a palavra "fuck" em suas costelas. A cantora foi a capa de junho/julho da revista Inked, onde discutiu e mostrou suas tatuagens, incluindo uma estrela no seu antebraço esquerdo.
POP PUNK PRINCESS!